Infância e início da carreira
Nascido Vitaliy Vladasovitch Grachyov (russo: Вита́лий Владасович Грачёв) em 19 de Fevereiro de 1979, na cidade de Daugavpils na Letônia, Vitas quando criança, se mudou e cresceu em Odessa, na Ucrânia. De família humilde, Vitas vivia com sua família em um bairro de classe baixa, seus pais trabalhavam excessivamente para que pudessem sustentá-lo.Mostrou grande aptidão pela música desde tenra idade. Ainda muito pequeno, por incentivo de seu avô ele aprendeu à tocar acordeon, percebendo o talento do menino, seu avô o colocou para ter aulas que lhe ajudassem a aprimorar seus talentos com o acordeon e também aulas de piano, atuação e canto. Ele começou a escrever canções ainda quando criança. Frequentou a escola de arte em Odessa e durante a adolescência participou em produções teatrais. Foi "descoberto" por uma visita do produtor e empresário, Sergey Pudovkin, que ao presenciar o talento vocal do jovem de apenas 19 anos, ele fez um convite à Vitas para que fosse para Moscou com ele, assim mostrando suas habilidades para a mídia Russa. Isto aconteceu logo depois que Vitas terminou a 9ª série. Poucos anos após iniciar sua carreira, sua mãe, Lilia Grachyova, morreu de um ataque cardíaco no ano de 2001. Em 2003, Vitas fez a música "Mama", totalmente dedicada à ela.
Fama
Vitas chamou a atenção do público na Rússia em dezembro de 2000 com o hit Ópera No. 2, que é notável pela sua voz surpreendentemente aguda e enérgica. Seu programa-concerto Filosofia do Milagre estreou no Palácio Estatal do Kremlin em 29 de março de 2002, o que estabelece um recorde par mea Vitas como o artista mais jovem a realizar um show solo neste local de prestígio. Foi lançado um DVD deste concerto. Apresentou a coleção de moda "Sonhos de Outono" no palco do Palácio Estatal do Kremlin em 29 de Setembro de 2002. Vitas recebeu um convite de Lucio Dalla, compositor que criou "Caruso", para cantar esta canção juntamente com o autor no concerto "San Remo em Moscou", realizada no Palácio Estatal do Kremlin em 2003. A voz de Vitas encantou não só o público mas também o próprio Sr. Dalla, o compositor convidou Vitas para ir a Roma participar do ensaio de "Toska", uma versão moderna da lendária ópera.
Vitas apresentou o seu segundo concerto solo "As Canções de Minha Mãe" na Sala de Espetáculos "Rossiya", Moscou, em Novembro de 2003. O álbum "As Canções da Minha Mãe" inclui as canções que são consideradas as reservas de ouro da música russa. Outro álbum "Mamãe" inclui novas canções compostas por Vitas. Os dois álbuns foram dedicados à sua mãe que morreu em 2001. A companhia de Vitas, o Centro de Produções "Pudovkin", organizou uma grande turnê mundial com o programa "As Canções de Minha Mãe" na Rússia e os Estados Unidos, Alemanha, Cazaquistão, Israel e os Países Bálticos em 2004-2006.
Vitas estrelou um programa de televisão do gênero mistério e suspense chamado "Adorável Patife" em português, e "Сволочь ненаглядная" em russo, em que interpretou (adequadamente) um cantor pop com uma voz excepcionalmente aguda. Ele também estrelou em uma comédia chamada Dia Doido.
Desenvolvimento da música e imagem
evento "O Ano da Rússia na China" em Pequim. Vitas apresentou duas músicas, "A Estrela" e "Ópera Nº 2". O seu alcance vocal é de 5 (cinco) oitavas.
A turnê de Vitas "Regresso a Casa" começou em 2006. Mais de 20 novas composições de Vitas foram incluídas nesta turnê. Os concertos realizados em São Petersburgo e Moscou foram posteriormente lançados em DVD.
Em outubro de 2007, Vitas assinou com a agora extinta gravadora americana Gemini Sun Records. A Gemini Sun lançou a compilação Audio Visual Connect Series em CD + DVD set com 8 vídeos de música e um CD de áudio.
Em 2008 , ele também lançou seu único single ''Luz de um novo dia'', uma trilha de 40 minutos de vocalização e música. A obra está disponível como um download gratuito em seu site oficial.
A turnê "Noite Sem Sono" inclui concertos na China. Vitas realizou seu show "Regresso a Casa" em Bucareste, na Romênia, em 25 de fevereiro de 2009. Este concerto foi transmitido pelas redes de televisão romena TVR2 e TVRI, conseguindo sua maior audiência em 12 meses. Um concerto beneficente, com Vitas interpretando "A estrela" foi realizada em 12 de Maio de 2009, na província de Sichuan, em memória das vítimas do terremoto que ocorreu no ano anterior; a canção "Mamã e Filho" foi lançado no final de outubro de 2009, em lembrança das vítimas do terremoto. Esta é a primeira faixa-título do novo álbum "Mamã e Filho" (lançado em 1 de setembro de 2011), que inclui novas canções, como "C'est La Vie", "Eu Gostaria De Mais Uma Vez", "Ensine-me Pai!", "O canto do golfinho fey", "A Pequena Gralha" e outros.
Vitas interpretou o papel de Wude no filme chinês Mulan, que estreou em Pequim em 16 de novembro de 2009.
No início de 2011, Vitas realizou uma série de sete concertos Noite Sem Sono nos EUA. Os concertos foram realizados em Nova York, Toronto, Chicago, Miami, Vancouver, Los Angeles e San Francisco.
Vitas interpreta o papel de Grigori Voitinsky no filme chinês A Fundação de um Partido, lançado em 2011. Participa também no filme musical Uma Noite Para Ser uma Estrela.
Em julho de 2015 a música do Vitas de 2001 "The 7th Element" (O Sétimo Elemento, em português) se tornou viral depois de uma postagem no Reddit.
Em 2017 Vitas se tonou viral novamente, sobretudo no Brasil, onde páginas do Facebook criaram memes usando o videoclipe dessa música. Em 28 de setembro, ele agradeceu estas pela sua popularidade. Nos dias de hoje, é dono de um aplicativo chamado Taingle. Uma rede social criada pelo motivo de unir fãs e admiradores dele de todo o mundo.
Em 2016, foi iniciado na China a produção de uma figura de cera de Vitas que foi finalizada em 2018. A figura de cera foi exibida em 137 museus na China e Coréia. Logo depois, no Japão, Indonesia, e Filipinas.
Atualmente ele lançou 3 músicas: Symphony no. 4, Give me Love e Roll With The Beat (Com parceria de Nappy Roots).
_____________________________
Prêmios, conquistas e recordes:
_____________________________
Prêmios, conquistas e recordes:
- 2001, 2002, 2003 O single mais vendido no Russian Record Prize - "Opera # 2"
- 2001 "Komsomolskaya Pravda", "Internet Survey" "Forum 2001" Descoberta Musical do Ano
- 2000, 2001, 2002 Três vezes vencedor dos festivais "A Canção do Ano"
- 2001, 2002 Duas vezes vencedor do Prêmio Pessoas "Gramofone de Ouro" com o "Ópera # 2", "Sorria!"
- 2001, 2002, 2003 Três vezes vencedor do Prêmio Musical "PODIUM" para as realizações mais elegantes da música pop.
- 2001, 2002, 2003 Prêmio russo "People's HIT" com o "Opera # 2", "Smile!", "The Star"
- 2002 Prêmio Nacional de Musical "Ovation" Solista do Ano
- 2007 Ordem de Serviço às Artes
- 2007 Melhor Álbum - NewsMusic Poll - "Crane's Crying"
- Vencedor do Concurso Internacional de Escritores de Canções de 2011, 3º lugar Categoria de Vídeo Musical para "Ópera # 2". Também conquistou o segundo lugar na votação do People's Choice com o "Ópera # 2"
Fonte: Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário